Nicolai Machiavelli – Ou Maquiavel

Bom, Maquiavélico vem deste cara. Famoso por ter escrito “O Príncipe”, dae vc tira… o cara devia ser o cão em pessoa.

Não sou um entendido da obra dele, mas falar que o cara era maquiavélico por causa do Príncipe é comentário de quem nunca leu o livro ou se acha entendido mas não sabe é de nada.

O Príncipe é um livro que todos deveriam ler para entender melhor como funciona o pensamento das pessoas que estão no poder ou que estão em busca dele. “Os fins justificam os meios”, pode não ser bonito, mas é assim que funciona a sociedade.

Este cidadão nada mais fez do que retratar o que de fato acontecia, ele não se propunha a ter devaneios filosóficos de como as coisas deveriam ser. Nesta obra ele escreveu um manual do que fazer para conseguir e manter o poder.

Ele escreveu/deu o livro como presente para um Rei, só a introdução do livro já é instigante o suficiente para te deixar com vontade de ler o resto.

Rapidinho, para você ficar refletindo, tem um capítulo em que ele fala que o Príncipe (governante tá?) deve ser temido mas nunca odiado e que para ser odiado basta não mexer no patrmônio nem na mulher alheia pois o homem esquece mais facilmente a morte de seu pai do que o chifre ou o prejuizo.

Retratar a realidade não é maquiavélico, é pior viver no mundo de fantasias e quebrar a cara depois. Maquiavel é um grande cientista político, no meu ver ele foi muito influenciado por Aristóteles principalmente (sempre que eu falar que alguém foi influenciado por aristóteles, logo estou falando que foi influenciado por Platão e Sócrates tb… é lógico).

Bom… fiz este post pq lí uma manchete no UOL que dizia:

“Autor afirma que Maquiavel não era maquiavélico” – Folha de São Paulo

Como se fosse uma coisa revolucionária. Bom.. podiam escolher uma notícia melhor né?

Fui

admin

Another guy trying to live in this crazy world.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *